terça-feira, julho 26, 2011

Exercício Sobre História do Brasil (Colônia, Império e República).


01. A história do Brasil tem como marco fundador o ano de 1500, como o momento onde ocorreu o encontro cultural entre índios e portugueses. Os portugueses, em seus documentos históricos, afirmavam que estavam vindo ao Brasil para levar a fé e o conhecimento para terras infiéis. Entretanto, atualmente entendemos que há compreensões diferentes acerca deste encontro. Desse modo, dentre as alternativas abaixo, qual seria a alternativa que melhor definiria o ocorrido.

a) Houve um encontro cultural entre portugueses e índios, onde desde o início os portugueses demonstraram maior poder militar e conseguiram subjugar as culturas indígenas.
b) Houve a chegada dos portugueses, que imediatamente trouxeram os negros, e conseguiram se apropriar pacificamente do Brasil
c) A tomada do território pelos portugueses ocorreu de modo pacífico, sem demonstrações de violência devido a concordância de negros e índios
d) Os portugueses sempre foram superiores aos índios, por isso conseguiram rapidamente apropriar-se do Brasil
e) Os negros representaram, desde o início, a maior população presente no Brasil e, por isso, atualmente são os mais representativos na cultura miscigenada brasileira.

02. O pioneirismo Português nas chamadas Grandes Navegações, só foi possível por alguns fatores específicos. Dentre eles podemos citar:

a) A aliança entre o Rei e a Igreja que garantiu ao Estado capital suficiente para promover a expansão ultramarina.
b)A localização geográfica privilegiada que colocava Portugal na confluência de rotas comerciais que partiam ao Oriente.
c)O apoio dos conhecimentos náuticos cedidos pelos aliados espanhóis.
d) A tardia centralização política de Portugal que favoreceu a burguesia mercantil.
e)O investimento feito pelos nobres, fortalecidos pelas Cruzadas, que buscavam fortalecer o Estado.

03. "... Da primeira vez que viestes aqui, vós o fizestes somente para traficar. (...) Não recusáveis tomar nossas filhas e nós nos julgávamos felizes quando elas tinham filhos. Nessa época, não faláveis em aqui vos fixar. Apenas vos contentáveis com visitar-nos uma vez por ano, permanecendo, entre nós, somente durante quatro ou cinco luas [meses]. Regressáveis então ao vosso país, levando os nossos gêneros para trocá-los com aquilo que carecíamos."
(MAESTRI, Mário. "Terra do Brasil: a conquista lusitana e o genocídio tupinambá". São Paulo: Moderna, 1993, p.86)
Assinale a característica máxima do sistema de exploração do pau-brasil, pelo sistema descrito acima :

a) a exploração era inexpressiva e realizada por trabalho compulsório.
b) a exploração se baseava no trabalho escravo dos indígenas.
c) a exploração era feita pelo sistema de arrendamento.
d) a exploração era feita por contrabandistas.
e) a exploração implicava na troca do produto por produto.

04. Sobre a independência do Brasil é valido concluir que:

a) as camadas senhoriais, defensoras do Liberalismo Político, pretendiam não apenas a emancipação política, mas a alteração nas estruturas econômicas.
b) o liberalismo defendido pela aristocracia rural apoiava a emancipação dos escravos.
c) a independência brasileira foi um arranjo político que preservou a monarquia como forma de governo e também os privilégios da classe proprietária.
d) a independência brasileira afetou diretamente as elites, no que diz respeito a conquista de direitos trabalhistas pelos mais pobres.
e) D. Pedro I sempre defendeu os interesses dos brasileiros em todo o seu reinado.

05. No Brasil, tanto no Primeiro reinado, quanto no Período Regencial:

a) aconteceram reformas políticas que tinham por objetivo a democratização do poder.
b) ocorreram embates entre portugueses e brasileiros que chegaram a por um perigo a independência.
c) disseminaram-se as idéias republicanas ate a constituição de um partido único.
d) mantiveram-se as mesmas estruturas institucionais do período colonial
e) houve tentativas de separação das províncias que puseram em perigo a unidade nacional.

06. Em torno de 1840, a incipiente indústria brasileira se esforçava, apesar das dificuldades, para se afirmar. Assinale a alternativa que indica, entre os obstáculos encontrados, aqueles que têm raízes no período colonial:
a) Falta de matérias-primas para dar impulso e viabilizar a produção da indústria têxtil.
b) Falta de infra-estrutura para exportação de produtos industrializados, visto que o Brasil não dispunha de portos suficientes.
c) Falta de mercado consumidor interno, devido à grande população escrava no país.
d) Falta de uma visão de mercado e de capitais para desenvolver a indústria nacional.
e) Ausência de tecnologia nacional e monopólio português das matérias-primas.

07. Observe o texto a seguir. Ele é um trecho de um samba enredo da GRES Estação Primeira de Mangueira no ano de 1988.

“Será... Que já raiou a liberdade
Ou se foi tudo ilusão
Será...
Que a lei Áurea tão sonhada
A tanto tempo imaginada
Não foi o fim da escravidão
Hoje dentro da realidade
Onde está a liberdade
Onde está que ninguém viu
Moço...
Não se esqueça que o negro também construiu
As riquezas do nosso Brasil
Pergunte ao criador
Quem pintou esta aquarela
Livre do açoite da senzala
Preso na miséria da favela”
(Hélio Turco, Jurandir e Alvinho).

Este samba tem como enredo a abolição da escravatura, que ocorreu no ano de 1888 através de um decreto assinado pela princesa regente Isabel. Que aspecto deste evento é abordado pela composição.

a) Falando especificamente do fim da escravidão, os autores apontam o processo de inserção deste ex-escravo na sociedade brasileira da época;
b) Os autores privilegiaram o fato de que, na maioria dos casos, os ex-escravos permaneceram nos campos transformando-se em camponeses empobrecidos;
c) Os autores apontam para o fato de que após a abolição os ex-escravos foram absorvidos pela nascente indústria brasileira, que se concentrava principalmente no Rio de Janeiro, último reduto da escravidão no Brasil;
d) O samba levanta a questão de que a abolição da escravatura não foi capaz de inserir o ex-escravo na sociedade brasileira, fazendo com que a maioria acabasse vivendo na mais absoluta miséria;
e) Os autores apontam para duas direções. Uma é aquela que acredita que a abolição foi um ato Humanitário e a outra aponta na direção de que a abolição foi um ato político;

08. O ano de 1889 marcou o início da República no Brasil. Acerca dos primeiros anos deste período histórico, pode-se afirmar que:
I – Foi um período onde houve uma grande força das oligarquias em todo o Brasil, gerando uma descentralização política significativa em toda nação.
II – Momento onde o tráfico de escravos tornou-se mais intenso, gerando sua posterior extinção.
III – Houve a necessidade de reconstruir todo o simbolismo político herdado dos anos imperiais, por isso, foi o momento onde foi reelaborada a bandeira do Brasil e criado o hino nacional, por exemplo.
IV – Iniciou-se o período marcado, durante a chamada Primeira República, pela ascensão do café como principal produto a ser exportado pelo Brasil.

Dentre estas, somente estão corretas:
a) I e IV
b) I, II, III
c) I e II
d) I, III e IV
e) Todas as afirmativas estão corretas.

09. O Brasil já passou por diversos planos econômicos ao longo de sua História. Muitos não conseguiram se manter em funcionamento durante muitos anos, outros, duraram somente um curto período de tempo, levando novamente ao aumento da inflação. Entretanto, em fins de 1993, sob o governo de Itamar Franco, entrou em vigência o plano Real. Acerca deste plano, é correto afirmar:
a) Atacou a ciranda financeira existente entre os bancos, aumentou juros e buscava diminuir a desigualdade social.
b) Diminuiu a inflação, trouxe estabilidade econômica mas as medidas adotadas trouxeram recessão econômica e grande número de fechamento de empresas.
c) Foi um programa de governo voltado para a diminuição da desigualdade social e, depois buscava a diminuição da inflação
d) Pode ser entendido como um plano de governo similar aos outros ocorridos na História do Brasil
e) Não diminuiu muito a inflação, servindo, apenas, para a manutenção das relações de poder existentes nas câmaras dos deputados como anteriormente ocorria.

10. Observe o cartaz reproduzido abaixo:


Esta frase foi amplamente utilizada pelos governos autoritários militares no Brasil entre os anos de 1964 e 1985. Observe as relações a ela atribuídas nas afirmativas abaixo, verifique quais estão corretas e assinale dentre as opções que se seguem:

1. Podemos relacioná-la aos exílios, forçados e voluntários, muito comuns no período e que envolviam pessoas que, direta ou indiretamente se opuseram ao regime;
2. Podemos relacioná-la ao período de transição democrática, onde a prática da tortura foi substituída pelo incentivo a imigração;
3. Podemos relacioná-la ao período que antecedeu o golpe militar, sendo um instrumento de propaganda que objetivava afastar as oposições evitando assim o golpe militar;

a) Apenas a opção 1 está correta;
b) Apenas a opção 2 está correta;
c) Apenas a opção 3 está correta;
d) As opções 1 e 2 estão corretas;
e) As opções 1 e 3 estão corretas;

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01. A história do Brasil tem como marco fundador o ano de 1500, como o momento onde ocorreu o encontro cultural entre índios e portugueses. Os portugueses, em seus documentos históricos, afirmavam que estavam vindo ao Brasil para levar a fé e o conhecimento para terras infiéis. Entretanto, atualmente entendemos que há compreensões diferentes acerca deste encontro. Desse modo, dentre as alternativas abaixo, qual seria a alternativa que melhor definiria o ocorrido.

a) Houve um encontro cultural entre portugueses e índios, onde desde o início os portugueses demonstraram maior poder militar e conseguiram subjugar as culturas indígenas.
b) Houve a chegada dos portugueses, que imediatamente trouxeram os negros, e conseguiram se apropriar pacificamente do Brasil
c) A tomada do território pelos portugueses ocorreu de modo pacífico, sem demonstrações de violência devido a concordância de negros e índios
d) Os portugueses sempre foram superiores aos índios, por isso conseguiram rapidamente apropriar-se do Brasil
e) Os negros representaram, desde o início, a maior população presente no Brasil e, por isso, atualmente são os mais representativos na cultura miscigenada brasileira.

02. O pioneirismo Português nas chamadas Grandes Navegações, só foi possível por alguns fatores específicos. Dentre eles podemos citar:

a) A aliança entre o Rei e a Igreja que garantiu ao Estado capital suficiente para promover a expansão ultramarina.
b)A localização geográfica privilegiada que colocava Portugal na confluência de rotas comerciais que partiam ao Oriente.
c)O apoio dos conhecimentos náuticos cedidos pelos aliados espanhóis.
d) A tardia centralização política de Portugal que favoreceu a burguesia mercantil.
e)O investimento feito pelos nobres, fortalecidos pelas Cruzadas, que buscavam fortalecer o Estado.

03. "... Da primeira vez que viestes aqui, vós o fizestes somente para traficar. (...) Não recusáveis tomar nossas filhas e nós nos julgávamos felizes quando elas tinham filhos. Nessa época, não faláveis em aqui vos fixar. Apenas vos contentáveis com visitar-nos uma vez por ano, permanecendo, entre nós, somente durante quatro ou cinco luas [meses]. Regressáveis então ao vosso país, levando os nossos gêneros para trocá-los com aquilo que carecíamos."
(MAESTRI, Mário. "Terra do Brasil: a conquista lusitana e o genocídio tupinambá". São Paulo: Moderna, 1993, p.86)
Assinale a característica máxima do sistema de exploração do pau-brasil, pelo sistema descrito acima :

a) a exploração era inexpressiva e realizada por trabalho compulsório.
b) a exploração se baseava no trabalho escravo dos indígenas.
c) a exploração era feita pelo sistema de arrendamento.
d) a exploração era feita por contrabandistas.
e) a exploração implicava na troca do produto por produto.

04. Sobre a independência do Brasil é valido concluir que:

a) as camadas senhoriais, defensoras do Liberalismo Político, pretendiam não apenas a emancipação política, mas a alteração nas estruturas econômicas.
b) o liberalismo defendido pela aristocracia rural apoiava a emancipação dos escravos.
c) a independência brasileira foi um arranjo político que preservou a monarquia como forma de governo e também os privilégios da classe proprietária.
d) a independência brasileira afetou diretamente as elites, no que diz respeito a conquista de direitos trabalhistas pelos mais pobres.
e) D. Pedro I sempre defendeu os interesses dos brasileiros em todo o seu reinado.

05. No Brasil, tanto no Primeiro reinado, quanto no Período Regencial:

a) aconteceram reformas políticas que tinham por objetivo a democratização do poder.
b) ocorreram embates entre portugueses e brasileiros que chegaram a por um perigo a independência.
c) disseminaram-se as idéias republicanas ate a constituição de um partido único.
d) mantiveram-se as mesmas estruturas institucionais do período colonial
e) houve tentativas de separação das províncias que puseram em perigo a unidade nacional.

06. Em torno de 1840, a incipiente indústria brasileira se esforçava, apesar das dificuldades, para se afirmar. Assinale a alternativa que indica, entre os obstáculos encontrados, aqueles que têm raízes no período colonial:
a) Falta de matérias-primas para dar impulso e viabilizar a produção da indústria têxtil.
b) Falta de infra-estrutura para exportação de produtos industrializados, visto que o Brasil não dispunha de portos suficientes.
c) Falta de mercado consumidor interno, devido à grande população escrava no país.
d) Falta de uma visão de mercado e de capitais para desenvolver a indústria nacional.
e) Ausência de tecnologia nacional e monopólio português das matérias-primas.

07. Observe o texto a seguir. Ele é um trecho de um samba enredo da GRES Estação Primeira de Mangueira no ano de 1988.

“Será... Que já raiou a liberdade
Ou se foi tudo ilusão
Será...
Que a lei Áurea tão sonhada
A tanto tempo imaginada
Não foi o fim da escravidão
Hoje dentro da realidade
Onde está a liberdade
Onde está que ninguém viu
Moço...
Não se esqueça que o negro também construiu
As riquezas do nosso Brasil
Pergunte ao criador
Quem pintou esta aquarela
Livre do açoite da senzala
Preso na miséria da favela”
(Hélio Turco, Jurandir e Alvinho).

Este samba tem como enredo a abolição da escravatura, que ocorreu no ano de 1888 através de um decreto assinado pela princesa regente Isabel. Que aspecto deste evento é abordado pela composição.

a) Falando especificamente do fim da escravidão, os autores apontam o processo de inserção deste ex-escravo na sociedade brasileira da época;
b) Os autores privilegiaram o fato de que, na maioria dos casos, os ex-escravos permaneceram nos campos transformando-se em camponeses empobrecidos;
c) Os autores apontam para o fato de que após a abolição os ex-escravos foram absorvidos pela nascente indústria brasileira, que se concentrava principalmente no Rio de Janeiro, último reduto da escravidão no Brasil;
d) O samba levanta a questão de que a abolição da escravatura não foi capaz de inserir o ex-escravo na sociedade brasileira, fazendo com que a maioria acabasse vivendo na mais absoluta miséria;
e) Os autores apontam para duas direções. Uma é aquela que acredita que a abolição foi um ato Humanitário e a outra aponta na direção de que a abolição foi um ato político;

08. O ano de 1889 marcou o início da República no Brasil. Acerca dos primeiros anos deste período histórico, pode-se afirmar que:
I – Foi um período onde houve uma grande força das oligarquias em todo o Brasil, gerando uma descentralização política significativa em toda nação.
II – Momento onde o tráfico de escravos tornou-se mais intenso, gerando sua posterior extinção.
III – Houve a necessidade de reconstruir todo o simbolismo político herdado dos anos imperiais, por isso, foi o momento onde foi reelaborada a bandeira do Brasil e criado o hino nacional, por exemplo.
IV – Iniciou-se o período marcado, durante a chamada Primeira República, pela ascensão do café como principal produto a ser exportado pelo Brasil.

Dentre estas, somente estão corretas:
a) I e IV
b) I, II, III
c) I e II
d) I, III e IV
e) Todas as afirmativas estão corretas.

09. O Brasil já passou por diversos planos econômicos ao longo de sua História. Muitos não conseguiram se manter em funcionamento durante muitos anos, outros, duraram somente um curto período de tempo, levando novamente ao aumento da inflação. Entretanto, em fins de 1993, sob o governo de Itamar Franco, entrou em vigência o plano Real. Acerca deste plano, é correto afirmar:
a) Atacou a ciranda financeira existente entre os bancos, aumentou juros e buscava diminuir a desigualdade social.
b) Diminuiu a inflação, trouxe estabilidade econômica mas as medidas adotadas trouxeram recessão econômica e grande número de fechamento de empresas.
c) Foi um programa de governo voltado para a diminuição da desigualdade social e, depois buscava a diminuição da inflação
d) Pode ser entendido como um plano de governo similar aos outros ocorridos na História do Brasil
e) Não diminuiu muito a inflação, servindo, apenas, para a manutenção das relações de poder existentes nas câmaras dos deputados como anteriormente ocorria.

10. Observe o cartaz reproduzido abaixo:


Esta frase foi amplamente utilizada pelos governos autoritários militares no Brasil entre os anos de 1964 e 1985. Observe as relações a ela atribuídas nas afirmativas abaixo, verifique quais estão corretas e assinale dentre as opções que se seguem:

1. Podemos relacioná-la aos exílios, forçados e voluntários, muito comuns no período e que envolviam pessoas que, direta ou indiretamente se opuseram ao regime;
2. Podemos relacioná-la ao período de transição democrática, onde a prática da tortura foi substituída pelo incentivo a imigração;
3. Podemos relacioná-la ao período que antecedeu o golpe militar, sendo um instrumento de propaganda que objetivava afastar as oposições evitando assim o golpe militar;

a) Apenas a opção 1 está correta;
b) Apenas a opção 2 está correta;
c) Apenas a opção 3 está correta;
d) As opções 1 e 2 estão corretas;
e) As opções 1 e 3 estão corretas;

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1 comentários:

leomax disse...

onde ta o gabarito? :S