domingo, novembro 27, 2011

Exercício de História (Geral e Brasil) - Questões da UPE:

01. A cultura humana é, historicamente, resultado de muita luta contra as adversidades. Na sua relação com a sua produção do conhecimento, os seres humanos:

A) conseguiram afirmação imediata devido ao poder de inventar objetos e à coragem para desafiar os obstáculos.
B) enfrentaram medos e limites, importantes para exercitar a imaginação e as possibilidades de aprofundar os seus saberes.
C) foram marcados por frustrações insuperáveis, devido ao fato de a sua limitada inteligência prática não permitir maiores aventuras.
D) foram motivados pelo progresso constante da cultura, voltada à solidariedade e comunhão de interesses da sociedade.
E) criaram invenções e objetos, fazendo da arte seu grande ponto de apoio e liberdade social em todas as épocas.

02. Construir uma relação solidária entre as pessoas faz parte do fazer político humano. As experiências feitas são múltiplas. Na Grécia, nos tempos da democracia:

A) houve êxito na quebra das hierarquias e na vitória de princípios de igualdade social para crescimento econômico.
B) extinguiu-se a escravidão e criaram-se alternativas de trabalho para todos, seguindo os ensinamentos de Platão Aristóteles.
C) buscou-se diminuir as diferenças entre as pessoas, mas não se acabaram as hierarquias sociais nem as desigualdades econômicas.
D) efetivou-se a aristocracia no poder, apesar da grande astúcia política dos monarcas e das assembleias populares.
E) havia grandes semelhanças com a democracia contemporânea, afirmando valores universais e definindo direitos sociais.

03. A religião foi decisiva para expansão da cultura muçulmana. Apesar das guerras, os muçulmanos realizaram vários feitos culturais que repercutiram na sociedade ocidental. A influência muçulmana se fez presente na(no):

A) Península Ibérica, onde se conseguiu implantar uma filosofia que combatia o catolicismo.
B) uso de técnicas agrícolas que ajudavam no cultivo de produtos importantes para a época.
C) divulgação da filosofia de Sócrates, através de seus sábios que visitavam as universidades do Ocidente.
D) arte francesa, sobretudo na definição dos estilos gótico e românico, no final da Idade Média.
E) forma de governo espanhola, estruturada em pequenos feudos, apresentando agricultura irrigada.

04. O trabalho cria riquezas sociais que, nem sempre, são divididas e servem para efetivar sociedades equilibradas. O uso da escravidão mostra a existência da exploração, mesmo nos tempos modernos. A escravidão:

A) foi utilizada nas colônias europeias até o século XVIII, na agricultura, apresentando grande lucratividade nos negócios agrícolas.
B) tinha lugar no trabalho doméstico, apenas nas colônias portuguesas e inglesas, sendo ineficaz no comércio.
C) conseguiu se firmar nas colônias espanholas; sem êxitos expressivos, nas colônias inglesas, devido aos preconceitos raciais.
D) deu condições para favorecer o crescimento da burguesia, que lucrava com o comércio da época e firmava seus interesses.
E) inexistiu no trabalho, nas minas de ouro da América, sendo utilizada na agricultura latifundiária e nos serviços urbanos.

05. As ideias liberais refizeram reflexões e anunciaram novas perspectivas sociais. Um dos seus pensadores mais famosos, Locke, defendia o(a):

A) fim da propriedade privada e da escravidão, com a queda da sociedade colonial e o fim do mercantilismo.
B) consolidação da monarquia constitucional, destacando a universalidade do conhecimento e as possibilidades de massificação da cultura.
C) pensamento de Descartes e o fim do idealismo, ressaltando o valor de democracia e da igualdade social na Europa do século XVII.
D) liberdade natural dos humanos, afirmando a necessidade da propriedade privada e combatendo o absolutismo.
E) crescimento do capitalismo, sem afetar a força política da nobreza e dos poderes dos monarcas absolutistas da época.

06. A luta pela emancipação política do Brasil foi marcada por rebeliões que enfraqueceram o domínio português, divulgando as ideias liberais. Com a chegada de D. Pedro I ao poder, a sociedade brasileira da época:

A) conseguiu sua autonomia econômica e libertou-se do poder dos europeus.
B) conviveu com um governo descentralizado e liberal nas normas jurídicas.
C) manteve a escravidão, mas fez mudanças importantes na legislação social.
D) recuperou sua produção agrícola, destacando-se o algodão e o café.
E) enfrentou dificuldades políticas, sendo D. Pedro I acusado de autoritarismo.

07. A liberdade política exige lutas e enfrentamentos, muitas vezes, violentos. Em Pernambuco, a insatisfação da população levou à organização da Confederação do Equador, logo depois de 1822. Liderada pelos liberais, a Confederação tinha como objetivo:
 
A) afirmar um governo baseado numa Monarquia Constitucional, segundo os modelos do Iluminismo francês.
B) definir um governo democrático, com o fim imediato da escravidão e do governo monárquico.
C) reforçar a centralização política, sem, contudo, alterar a Constituição de 1824 e suas normas básicas.
D) criar uma república federativa, facilitando a descentralização política e o fim do autoritarismo.
E) destruir o poder dos grandes latifundiários, proclamando uma constituição radicalmente liberal.

08. A religião teve importância para a Idade Média em amplos aspectos da sua vida social. Além do seu destaque político, merece ressaltar figuras, como Tomás de Aquino, pensador influente, que, no período Medieval:

A) foi um crítico dos costumes da época, sendo partidário de heresias que incomodavam o clero secular.
B) se firmou como um dos pensadores importantes da Igreja Católica, embora tivesse ligações filosóficas com Aristóteles.
C) negou a necessidade de acreditar em Deus de forma institucional, defendendo o pensamento de santo Agostinho.
D) influenciou as idéias da Igreja no período da Alta Idade Média, com sua exaltação da fé individual.
E) se tornou o centro do pensamento cristão no Ocidente, construindo uma reflexão a partir de Platão e dos pré-socráticos.

09. A História é uma área do conhecimento, que sofreu várias inovações metodológicas no século XX. Essas inovações provocaram mudanças que estão ligadas à eclosão da Escola dos Annales. Nessa perspectiva, é CORRETO afirmar que:

A) a Escola dos Annales reafirmou os postulados positivistas, reforçando uma história política como a única perspectiva de análise da sociedade.
B) a produção cultural humana assim como as mentalidades, o imaginário, o cotidiano e a cultura popular foram vistos como novos interesses de estudo dos historiadores.
C) a análise econômica desaparece da pauta de temáticas estudadas pela História após o advento dos Annales.
D) a única preocupação dos historiadores influenciados pelo pensamento dos Annales se refere à cultura.
E) não existem ainda hoje ecos do pensamento dos Annales nos estudos sobre a história do Brasil.

10. Em todos os modelos, as eleições se decidem por maioria de votos. Nesse sentido, as eleições podem ser de vários tipos: simples, relativo e absoluto. Conforme o tipo adotado, ganha o candidato que obtiver mais votos, com qualquer número, ou é estabelecido um quorum, uma quantidade mínima de votos, para que haja vencedor, e a eleição seja validada, ou, ainda, é exigido metade mais um dos votos válidos. MARTINEZ, P. Forma de Governo. São Paulo: Moderna, 1992 (adaptado).
No Brasil, já foram praticados, desde a colônia, vários sistemas eleitorais. Nesta perspectiva:

I. no tempo da colônia, os nobres podiam eleger, entre eles, representantes dos conselhos locais.
II. na República Velha, a riqueza deixou de ser requisito para votar e ser votado.
III. a Constituição de 1946 manteve a proibição de voto dos analfabetos e das mulheres.
IV. o golpe militar de 1964 e a ditadura que se seguiu puseram fim às eleições diretas para presidente.
V. a Constituição de 1988 transformou o Brasil numa democracia de massa: eleger seus representantes tornou-se um direito de todos.

Estão CORRETAS:

A) apenas as afirmativas I e IV.
B) apenas as afirmativas I, II e V.
C) apenas as afirmativas I, II, IV e V.
D) apenas as afirmativas III e IV.
E) todas.

11. Na Baixa Idade Média (séculos X-XV), a sociedade feudal europeia assistiu a mudanças em sua estruturação e dinâmica de funcionamento que foram essenciais para a construção do mundo moderno.Sendo assim, é CORRETO afirmar que, neste período:

A) a burguesia surge e começa a atuar predominantemente, no contexto social dos incipientes centros urbanos feudais.
B) a igreja católica assiste a uma redução drástica do seu poder no contexto sócio-político mais amplo com a eclosão da Reforma Protestante.
C) o poder régio nas monarquias feudais, em especial na França e Inglaterra, passa a restringir a atuação da burguesia por meio de medidas de repressão fiscal.
D) há uma expansão do modelo agrário feudal na economia europeia de então, com a diminuição dos centros urbanos.
E) as cidades feudais passam a sofrer com guerras locais ligadas aos conflitos religiosos entre os cristãos e os judeus, em especial na Península Ibérica.

12. O Islamismo – religião pregada por Maomé e seus seguidores – tem hoje mais de 1 bilhão de fiéis espalhados pelo mundo, sendo ainda predominante no Oriente Médio, região onde surgiu. Um dos principais fundamentos da expansão muçulmana é a Guerra Santa. A respeito dos muçulmanos, é CORRETO afirmar que:

A) a expansão árabe-muçulmana acabou por islamizar uma série de povos, exclusivamente árabes.
B) o povo árabe palestino, atuando na revolução armada palestina, rejeita qualquer solução que não a libertação total do Estado de Israel.
C) em Medina, a religião criada por Maomé, embora tenha crescido rapidamente e tenha criado a Guerra Santa – Gihad – não teve caráter expansionista.
D) a história do Líbano contemporâneo esteve sempre ligada à busca de um certo equilíbrio entre várias comunidades que compõem o país, especialmente as duas mais importantes: xiitas e cristãos.
E) a facção dos fundamentalistas islâmicos pertence à corrente xiita, sendo que os mais radicais repudiam os valores do mundo ocidental moderno.

13. A conquista e a colonização da América não estavam unicamente ligadas ao processo de expansão mercantilista da Europa moderna. Faziam parte, também, da ação da igreja tridentina no combate ao protestantismo e na luta em prol da ampliação do número de fieis católicos. Nessa perspectiva:

A) a catequese dos povos americanos não teve destaque na ação das coroas portuguesa e hispânica no Novo Mundo.
B) a instituição do padroado régio na Espanha e em Portugal assim como em suas possessões no além-mar comprova o caráter religioso da conquista da América.
C) a ação dos jesuítas na catequese dos ameríndios e na colonização ibérica na América se restringiu aos territórios hispânicos.
D) a presença massiva de protestantes na América colonial sob a tutela das monarquias ibéricas ressalta a pequena atuação da igreja católica na colonização do Novo Mundo.
E) na América Portuguesa, os jesuítas não tiveram espaço para a atuação catequética, cabendo essa ação, nos territórios lusos da América, a outras ordens, como os franciscanos e beneditinos.

14. O Iluminismo foi um movimento intelectual, portador de uma visão unitária do mundo e do homem, apesar da diversidade de leituras que lhe são contemporâneas, conservou uma grande certeza quanto à racionalidade do mundo e do homem, a qual seria imanente em sua essência. FALCON, F. J. C. Iluminismo, São Paulo: Ática, 1986. Adaptado.

Suas principais linhas de força foram:

A) o pensamento crítico, o primado da razão, a antropologia e a pedagogia.
B) a ideia de progresso, a antropologia, a manutenção das tradições e a explicação racional para tudo.
C) o direito coletivo, o direito à propriedade, o primado da razão, a ideia de progresso.
D) o sentimento humanitário, a futilidade da guerra, a manutenção das tradições e a explicação racional para tudo.
E) a ideia de socialismo, o pensamento crítico, o antropocentrismo e o naturalismo.

15. Dentre as revoltas políticas e sociais que abalaram o Império do Brasil, a Revolta Praieira se destaca. Para muitos historiadores, essa revolta ocorrida em Pernambuco, em 1848, foi a última atribulação política interna do império. Sendo assim, sobre a Praieira e seu contexto histórico, podemos assinalar que:

A) no Pernambuco da primeira metade do século XIX, a mão-de-obra escrava não era mais essencial para a produção do açúcar.
B) não podemos enquadrar a Praieira no conjunto das revoltas liberais que abalaram o Pernambuco no oitocentos.
C) não há como se analisar a Praieira, sem se considerar a atuação do partido liberal na província de Pernambuco.
D) em essência, as propostas da Praieira divergiam dos movimentos de 1817 e 1824, por não compactuar dos ideais do liberalismo.
E) a repressão estatal, empreendida por D. Pedro I, debelou rapidamente os insurgentes da Praieira.
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01. A cultura humana é, historicamente, resultado de muita luta contra as adversidades. Na sua relação com a sua produção do conhecimento, os seres humanos:

A) conseguiram afirmação imediata devido ao poder de inventar objetos e à coragem para desafiar os obstáculos.
B) enfrentaram medos e limites, importantes para exercitar a imaginação e as possibilidades de aprofundar os seus saberes.
C) foram marcados por frustrações insuperáveis, devido ao fato de a sua limitada inteligência prática não permitir maiores aventuras.
D) foram motivados pelo progresso constante da cultura, voltada à solidariedade e comunhão de interesses da sociedade.
E) criaram invenções e objetos, fazendo da arte seu grande ponto de apoio e liberdade social em todas as épocas.

02. Construir uma relação solidária entre as pessoas faz parte do fazer político humano. As experiências feitas são múltiplas. Na Grécia, nos tempos da democracia:

A) houve êxito na quebra das hierarquias e na vitória de princípios de igualdade social para crescimento econômico.
B) extinguiu-se a escravidão e criaram-se alternativas de trabalho para todos, seguindo os ensinamentos de Platão Aristóteles.
C) buscou-se diminuir as diferenças entre as pessoas, mas não se acabaram as hierarquias sociais nem as desigualdades econômicas.
D) efetivou-se a aristocracia no poder, apesar da grande astúcia política dos monarcas e das assembleias populares.
E) havia grandes semelhanças com a democracia contemporânea, afirmando valores universais e definindo direitos sociais.

03. A religião foi decisiva para expansão da cultura muçulmana. Apesar das guerras, os muçulmanos realizaram vários feitos culturais que repercutiram na sociedade ocidental. A influência muçulmana se fez presente na(no):

A) Península Ibérica, onde se conseguiu implantar uma filosofia que combatia o catolicismo.
B) uso de técnicas agrícolas que ajudavam no cultivo de produtos importantes para a época.
C) divulgação da filosofia de Sócrates, através de seus sábios que visitavam as universidades do Ocidente.
D) arte francesa, sobretudo na definição dos estilos gótico e românico, no final da Idade Média.
E) forma de governo espanhola, estruturada em pequenos feudos, apresentando agricultura irrigada.

04. O trabalho cria riquezas sociais que, nem sempre, são divididas e servem para efetivar sociedades equilibradas. O uso da escravidão mostra a existência da exploração, mesmo nos tempos modernos. A escravidão:

A) foi utilizada nas colônias europeias até o século XVIII, na agricultura, apresentando grande lucratividade nos negócios agrícolas.
B) tinha lugar no trabalho doméstico, apenas nas colônias portuguesas e inglesas, sendo ineficaz no comércio.
C) conseguiu se firmar nas colônias espanholas; sem êxitos expressivos, nas colônias inglesas, devido aos preconceitos raciais.
D) deu condições para favorecer o crescimento da burguesia, que lucrava com o comércio da época e firmava seus interesses.
E) inexistiu no trabalho, nas minas de ouro da América, sendo utilizada na agricultura latifundiária e nos serviços urbanos.

05. As ideias liberais refizeram reflexões e anunciaram novas perspectivas sociais. Um dos seus pensadores mais famosos, Locke, defendia o(a):

A) fim da propriedade privada e da escravidão, com a queda da sociedade colonial e o fim do mercantilismo.
B) consolidação da monarquia constitucional, destacando a universalidade do conhecimento e as possibilidades de massificação da cultura.
C) pensamento de Descartes e o fim do idealismo, ressaltando o valor de democracia e da igualdade social na Europa do século XVII.
D) liberdade natural dos humanos, afirmando a necessidade da propriedade privada e combatendo o absolutismo.
E) crescimento do capitalismo, sem afetar a força política da nobreza e dos poderes dos monarcas absolutistas da época.

06. A luta pela emancipação política do Brasil foi marcada por rebeliões que enfraqueceram o domínio português, divulgando as ideias liberais. Com a chegada de D. Pedro I ao poder, a sociedade brasileira da época:

A) conseguiu sua autonomia econômica e libertou-se do poder dos europeus.
B) conviveu com um governo descentralizado e liberal nas normas jurídicas.
C) manteve a escravidão, mas fez mudanças importantes na legislação social.
D) recuperou sua produção agrícola, destacando-se o algodão e o café.
E) enfrentou dificuldades políticas, sendo D. Pedro I acusado de autoritarismo.

07. A liberdade política exige lutas e enfrentamentos, muitas vezes, violentos. Em Pernambuco, a insatisfação da população levou à organização da Confederação do Equador, logo depois de 1822. Liderada pelos liberais, a Confederação tinha como objetivo:
 
A) afirmar um governo baseado numa Monarquia Constitucional, segundo os modelos do Iluminismo francês.
B) definir um governo democrático, com o fim imediato da escravidão e do governo monárquico.
C) reforçar a centralização política, sem, contudo, alterar a Constituição de 1824 e suas normas básicas.
D) criar uma república federativa, facilitando a descentralização política e o fim do autoritarismo.
E) destruir o poder dos grandes latifundiários, proclamando uma constituição radicalmente liberal.

08. A religião teve importância para a Idade Média em amplos aspectos da sua vida social. Além do seu destaque político, merece ressaltar figuras, como Tomás de Aquino, pensador influente, que, no período Medieval:

A) foi um crítico dos costumes da época, sendo partidário de heresias que incomodavam o clero secular.
B) se firmou como um dos pensadores importantes da Igreja Católica, embora tivesse ligações filosóficas com Aristóteles.
C) negou a necessidade de acreditar em Deus de forma institucional, defendendo o pensamento de santo Agostinho.
D) influenciou as idéias da Igreja no período da Alta Idade Média, com sua exaltação da fé individual.
E) se tornou o centro do pensamento cristão no Ocidente, construindo uma reflexão a partir de Platão e dos pré-socráticos.

09. A História é uma área do conhecimento, que sofreu várias inovações metodológicas no século XX. Essas inovações provocaram mudanças que estão ligadas à eclosão da Escola dos Annales. Nessa perspectiva, é CORRETO afirmar que:

A) a Escola dos Annales reafirmou os postulados positivistas, reforçando uma história política como a única perspectiva de análise da sociedade.
B) a produção cultural humana assim como as mentalidades, o imaginário, o cotidiano e a cultura popular foram vistos como novos interesses de estudo dos historiadores.
C) a análise econômica desaparece da pauta de temáticas estudadas pela História após o advento dos Annales.
D) a única preocupação dos historiadores influenciados pelo pensamento dos Annales se refere à cultura.
E) não existem ainda hoje ecos do pensamento dos Annales nos estudos sobre a história do Brasil.

10. Em todos os modelos, as eleições se decidem por maioria de votos. Nesse sentido, as eleições podem ser de vários tipos: simples, relativo e absoluto. Conforme o tipo adotado, ganha o candidato que obtiver mais votos, com qualquer número, ou é estabelecido um quorum, uma quantidade mínima de votos, para que haja vencedor, e a eleição seja validada, ou, ainda, é exigido metade mais um dos votos válidos. MARTINEZ, P. Forma de Governo. São Paulo: Moderna, 1992 (adaptado).
No Brasil, já foram praticados, desde a colônia, vários sistemas eleitorais. Nesta perspectiva:

I. no tempo da colônia, os nobres podiam eleger, entre eles, representantes dos conselhos locais.
II. na República Velha, a riqueza deixou de ser requisito para votar e ser votado.
III. a Constituição de 1946 manteve a proibição de voto dos analfabetos e das mulheres.
IV. o golpe militar de 1964 e a ditadura que se seguiu puseram fim às eleições diretas para presidente.
V. a Constituição de 1988 transformou o Brasil numa democracia de massa: eleger seus representantes tornou-se um direito de todos.

Estão CORRETAS:

A) apenas as afirmativas I e IV.
B) apenas as afirmativas I, II e V.
C) apenas as afirmativas I, II, IV e V.
D) apenas as afirmativas III e IV.
E) todas.

11. Na Baixa Idade Média (séculos X-XV), a sociedade feudal europeia assistiu a mudanças em sua estruturação e dinâmica de funcionamento que foram essenciais para a construção do mundo moderno.Sendo assim, é CORRETO afirmar que, neste período:

A) a burguesia surge e começa a atuar predominantemente, no contexto social dos incipientes centros urbanos feudais.
B) a igreja católica assiste a uma redução drástica do seu poder no contexto sócio-político mais amplo com a eclosão da Reforma Protestante.
C) o poder régio nas monarquias feudais, em especial na França e Inglaterra, passa a restringir a atuação da burguesia por meio de medidas de repressão fiscal.
D) há uma expansão do modelo agrário feudal na economia europeia de então, com a diminuição dos centros urbanos.
E) as cidades feudais passam a sofrer com guerras locais ligadas aos conflitos religiosos entre os cristãos e os judeus, em especial na Península Ibérica.

12. O Islamismo – religião pregada por Maomé e seus seguidores – tem hoje mais de 1 bilhão de fiéis espalhados pelo mundo, sendo ainda predominante no Oriente Médio, região onde surgiu. Um dos principais fundamentos da expansão muçulmana é a Guerra Santa. A respeito dos muçulmanos, é CORRETO afirmar que:

A) a expansão árabe-muçulmana acabou por islamizar uma série de povos, exclusivamente árabes.
B) o povo árabe palestino, atuando na revolução armada palestina, rejeita qualquer solução que não a libertação total do Estado de Israel.
C) em Medina, a religião criada por Maomé, embora tenha crescido rapidamente e tenha criado a Guerra Santa – Gihad – não teve caráter expansionista.
D) a história do Líbano contemporâneo esteve sempre ligada à busca de um certo equilíbrio entre várias comunidades que compõem o país, especialmente as duas mais importantes: xiitas e cristãos.
E) a facção dos fundamentalistas islâmicos pertence à corrente xiita, sendo que os mais radicais repudiam os valores do mundo ocidental moderno.

13. A conquista e a colonização da América não estavam unicamente ligadas ao processo de expansão mercantilista da Europa moderna. Faziam parte, também, da ação da igreja tridentina no combate ao protestantismo e na luta em prol da ampliação do número de fieis católicos. Nessa perspectiva:

A) a catequese dos povos americanos não teve destaque na ação das coroas portuguesa e hispânica no Novo Mundo.
B) a instituição do padroado régio na Espanha e em Portugal assim como em suas possessões no além-mar comprova o caráter religioso da conquista da América.
C) a ação dos jesuítas na catequese dos ameríndios e na colonização ibérica na América se restringiu aos territórios hispânicos.
D) a presença massiva de protestantes na América colonial sob a tutela das monarquias ibéricas ressalta a pequena atuação da igreja católica na colonização do Novo Mundo.
E) na América Portuguesa, os jesuítas não tiveram espaço para a atuação catequética, cabendo essa ação, nos territórios lusos da América, a outras ordens, como os franciscanos e beneditinos.

14. O Iluminismo foi um movimento intelectual, portador de uma visão unitária do mundo e do homem, apesar da diversidade de leituras que lhe são contemporâneas, conservou uma grande certeza quanto à racionalidade do mundo e do homem, a qual seria imanente em sua essência. FALCON, F. J. C. Iluminismo, São Paulo: Ática, 1986. Adaptado.

Suas principais linhas de força foram:

A) o pensamento crítico, o primado da razão, a antropologia e a pedagogia.
B) a ideia de progresso, a antropologia, a manutenção das tradições e a explicação racional para tudo.
C) o direito coletivo, o direito à propriedade, o primado da razão, a ideia de progresso.
D) o sentimento humanitário, a futilidade da guerra, a manutenção das tradições e a explicação racional para tudo.
E) a ideia de socialismo, o pensamento crítico, o antropocentrismo e o naturalismo.

15. Dentre as revoltas políticas e sociais que abalaram o Império do Brasil, a Revolta Praieira se destaca. Para muitos historiadores, essa revolta ocorrida em Pernambuco, em 1848, foi a última atribulação política interna do império. Sendo assim, sobre a Praieira e seu contexto histórico, podemos assinalar que:

A) no Pernambuco da primeira metade do século XIX, a mão-de-obra escrava não era mais essencial para a produção do açúcar.
B) não podemos enquadrar a Praieira no conjunto das revoltas liberais que abalaram o Pernambuco no oitocentos.
C) não há como se analisar a Praieira, sem se considerar a atuação do partido liberal na província de Pernambuco.
D) em essência, as propostas da Praieira divergiam dos movimentos de 1817 e 1824, por não compactuar dos ideais do liberalismo.
E) a repressão estatal, empreendida por D. Pedro I, debelou rapidamente os insurgentes da Praieira.
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