segunda-feira, fevereiro 20, 2012

Exercício de História - Brasil Pré-Colonial.

01. Conquistar a terra era uma grande aventura que envolvia muitas surpresas e frustrações. A expedição de Martim Afonso não foge desse quadro. Sobre ela, pode-se afirmar que:

a) foi uma iniciativa independente da Metrópole, sem ajuda de particulares, visando expulsar os rivais estrangeiros.
b) deu início ao bem sucedido sistema de capitanias hereditárias, centralizando a administração e descobrindo as minas de ouro do Sudeste.
c) introduziu o sistema de “plantation” na colônia, com a importação de escravos e o comércio com a Holanda e com a Espanha.
d) se preocupou apenas com a lavoura açucareira em São Vicente, não se interessando com a descoberta do ouro no Oeste de Minas.
e) foi importante para começar a fixar as bases da colonização, embora não tenha concretizado alguns objetivos planejados.

02. No século XVI, o alemão Hans Staden, durante vários meses prisioneiro dos tupinambás (uma das tribos do grupo tupi), comenta: [...] quando querem construir suas choças, reúne o chefe um grupo de cerca de quarenta homens e mulheres, quantos pode conseguir, sendo usualmente seus amigos e parentes que edificam uma cabana. STADEN, Hans. Duas viagens ao Brasil. Belo Horizonte: Itatiaia, 1974. p. 155.

Esse comentário ilustra o fato de que, na sociedade tribal, à época da chegada dos europeus à América:

a) o acúmulo de excedentes econômicos era mínimo, e, por conseguinte, as trocas de produtos entre as tribos ocorriam raramente e em escala reduzida.
b) a cooperação entre vizinhos do mesmo grupo, ou até mesmo de outros grupos locais, constituía um dos pilares da sua organização social.
c) a distribuição de bens e serviços, nas sociedades indígenas, era determinada por uma série de regras semelhantes às existentes numa economia de mercado.
d) o acesso à propriedade da terra era reservado ao chefe tribal e a sua família, devendo o restante dos membros ceder a força de trabalho para o cultivo.


03. Assinale a alternativa correta no que se refere aos primeiros 30 anos da colonização do Brasil pelos portugueses (1500 - 1530):

a) criação de unidades produtoras de agro manufaturados como o açúcar, utilização do trabalho escravo africano.
b) fundação de feitorias, extrativismo vegetal e escambo.
c) pecuária extensiva, criação das capitanias hereditárias.
d) criação do governo-geral, intensificação da atividade mineradora de metais preciosos.
e) delegação aos jesuítas da tarefa de catequização indígena, exploração das riquezas da floresta amazônica.

04. Em 1991, a UNESCO reconheceu o Parque Nacional da Serra da Capivara como Patrimônio Cultural da Humanidade. Assinale a alternativa correta sobre esse parque e as pesquisas ali realizadas.

a) Os vestígios encontrados no Parque reforçam as teorias mais aceitas a respeito do povoamento do continente americano.
b) As pesquisas conduzidas pela arqueóloga Niède Guidon indicam a presença do homem no continente americano há pelo menos 48 mil anos.
c) As dificuldades no conhecimento do cotidiano dos homens pré-históricos que ali viveram relacionam-se à ausência de registros como pinturas e gravuras.
d) Os sítios arqueológicos ali existentes revelam o nomadismo do homem pré-histórico das Américas e o seu desconhecimento da agricultura, das técnicas de caça e do fogo.
e) A descoberta de vestígios ósseos humanos de mais de 100.000 anos, no Parque, tornam inquestionáveis as teorias que defendem que o povoamento da América começou no atual Piauí.

05. “Quando vocês falam que foram mortos aproximadamente seis milhões de pessoas nos campos de concentração, das quais grande parte se sabe o nome e o dia da morte, nós, indígenas, lembramos os quase seis milhões de irmãos nossos exterminados sem que se tenha, na maioria dos casos, qualquer informação sobre esses massacres. Foi um extermínio silencioso e contínuo, que continua até hoje”. (Nailton Pataxó, numa visita a um campo de concentração nazista na Alemanha em 2000).

Considerando esse posicionamento sobre a população indígena ocupante do atual território brasileiro desde, pelo menos, 12.000 anos atrás, é possível afirmar que:

I. dezenas de milhares de pessoas morreram em conseqüência do contato direto e indireto com os europeus e as doenças por eles trazidas, a ponto de podermos falar na existência de um verdadeiro genocídio.

II. as sociedades indígenas, especialmente as que habitaram os espaços de floresta, eram igualitárias e pacíficas. Tais atributos eram indispensáveis, pois sem cooperação e com o baixo nível tecnológico que caracterizava essas populações, não seria possível sobreviver nesses ambientes agressivos.

III.o espaço ocupado pelo atual território brasileiro possuiu, e ainda possui, uma imensa diversidade étnica. Esta diversidade refletiu-se, na época da pré-conquista, numa grande variedade de formas de organização social, que vem sendo conhecida através dos estudos arqueológicos.

Estão corretas as afirmativas:

a) II e III.
b) I e II.
c) I e III.
d) I, II e III.
e) nenhuma.


06. Na conquista e ocupação das terras brasileiras, o estabelecimento de feitorias constituiu:

a) limites geográficos das capitanias hereditárias.
b) entrepostos de trocas feitos pelos primeiros invasores, na primeira metade do século XV.
c) necessidades policiadoras da metrópole na exploração do pau-brasil.
d) primeiras grandes fazendas de cultivo da canade- açúcar.
e) regiões delimitadoras no sertão, para pesquisa aurífera.


07. (...) Pré-História do Brasil compreende a existência de uma crescente variedade lingüística, cultural e étnica, que acompanhou o crescimento demográfico das primeiras levas constituídas por poucas pessoas (...) que chegaram à região até alcançar muitos milhões de habitantes na época da chegada da frota de Cabral. (...) não houve apenas um processo histórico, mas numerosos, distintos entre si, com múltiplas continuidades e descontinuidades, tantas quanto as etnias que se formaram constituindo ao longo dos últimos 30, 40, 50, 60 ou 70 mil longos anos de ocupação humana das Américas. (Pedro Paulo Funari e Francisco Silva Noeli. Pré-História do Brasil, 2002.)

Considerando o texto, é correto afirmar que

a) as populações indígenas brasileiras são de origem histórica diversa e, da perspectiva lingüística, étnica e cultural, se constituíram como sociedades distintas.
b) uma única leva imigratória humana chegou à América há 70 mil anos e dela descendem as populações indígenas brasileiras atuais.
c) a concepção dos autores em relação à Pré-História do Brasil sustenta-se na idéia da construção de uma experiência evolutiva e linear.
d) os autores descrevem o processo histórico das populações indígenas brasileiras como uma trajetória fundada na idéia de crescente progresso cultural.
e) na época de Cabral, as populações indígenas brasileiras eram numerosas e estavam em um estágio evolutivo igual ao da Pré-História européia.


08. Quando do descobrimento do Brasil, sociedades já estavam radicadas há milhares de anos nas terras que formaram a América Portuguesa. Referente a estas populações indígenas é correto afirmar que

a) a religiosidade era monoteísta.
b) a organização social era de bandos e tribos e a produção era de subsistência.
c) as relações econômicas eram voltadas ao mercado.
d) as populações viviam em cidades.
e) a agricultura era desconhecida.


09.Quanto às colonizações espanhola e portuguesa nas Américas, entre os séculos XVI e XIX, pode-se destacar

a) o emprego de regimes de trabalho obrigatório, ainda que na América Portuguesa tenha predominado a escravidão do negro e na América Hispânica, a exploração do trabalho indígena.
b) a completa unidade territorial e o controle rígido pelas metrópoles, ainda que na América Portuguesa o regime administrativo tenha sido o de capitanias e na América Hispânica, o de vice-reinado.
c) o prevalecimento da monocultura e do extrativismo, ainda que na América Hispânica o usufruto dos bens produzidos fosse exclusivamente da Coroa espanhola e na América Portuguesa, dos colonos.
d) a interiorização da ocupação, ainda que na América Portuguesa tenha sido rápida e em acordo com as definições de Tordesilhas e na América Hispânica, lenta e desrespeitosa ao tratado.
e) o esforço de integração das economias coloniais ao comércio internacional, ainda que na América Hispânica a produção fosse voltada ao mercado norte-americano e na América Portuguesa, ao inglês.


10. Leia os textos:

Agora chega à Espanha este grande tesouro das Índias, ordenando Deus que uns reinos sirvam a outros, enviem sua riqueza e participem de seu governo, para o bem de uns e outros (...). Há, pois, nas Índias Ocidentais grande quantidade de minas (...) de todos os metais: cobre, ferro, chumbo, estanho, mercúrio, ouro e prata. Entre as diversas regiões das Índias, são os reinos do Peru os mais abundantes em metais (...); existem em tamanha quantidade que cada dia se descobrem novas minas (...). (Joseph de Acosta, Historia Natural y Moral de las Índias, 1590)

Pois o Brasil, e não todo ele, senão três capitanias, que são a de Pernambuco, a de Tamaracá e da Paraíba, (...) e somente neste espaço de terra, sem adjutório de nação estrangeira, em de outra parte, lavram e tiram os portugueses das entranhas delas, à custa de seu trabalho e indústria, tanto açúcar que basta para carregar, todos os anos, cento e trinta ou cento e quarenta naus, de que muitas delas são de grandíssimo porte, sem Sua Majestade gastar (...) um só vintém (...). (Ambrósio Fernandes Brandão, Diálogo das Grandezas do Brasil, 1618)

A partir dos textos e de seus conhecimentos sobre o início dos sistemas de colonização da América pela Espanha e por Portugal, é correto afirmar que

a) enquanto a abundância de prata e ouro garantiu o progresso da manufatura na Espanha, Portugal perdeu os lucros do açúcar para a Holanda.
b) ambos implementaram o regime de porto único e de exclusivo comercial, visando à apropriação das riquezas naturais das colônias.
c) enquanto os espanhóis desenvolveram a exploração de metais, os portugueses concentraram-se na produção de açúcar.
d) ambos se basearam nos princípios mercantilistas, embora a Espanha desenvolvesse a agricultura e Portugal, o metalismo.
e) enquanto a Espanha explorou a mão-de-obra escrava africana nas minas, Portugal utilizou o trabalho compulsório dos índios.

11. Antes de ser colonizado pelos portugueses, o território brasileiro era ocupado por nativos de diversas tribos. Analise as seguintes afirmativas colocando (V) nas afirmativas verdadeiras e (F) nas alternativas falsas:

( ) Os Índios Tabajaras ocupavam dois territórios distintos na costa brasileira, indo do litoral norte do Espírito Santo até as margens do Rio Paraíba do Sul. Foram extintos sem nunca terem se aliado aos conquistadores.
( ) Os Tupiniquins ocupavam o litoral paulista entre Santos e Bertioga e o Sul da Bahia. Foram estes os primeiros povos a serem vistos pela esquadra de Cabral.
( ) Os Goitacazes, grupo não tupi, aterrorizavam os portugueses por praticarem o canibalismo. Por causa dessa prática eram conhecidos como os nativos mais selvagens e cruéis do Brasil.
( ) Os Potiguares, que ocupavam o litoral do Rio Grande do Norte até a atual cidade de João Pessoa na Paraíba, ficaram conhecidos como aliados dos portugueses na luta contra os Tabajaras.

Assinale a alternativa correta:

a) FFVV
b) VVVV
c) VVFF
d) FVFV
e) FVVF
 ############################################################################################################


01. Conquistar a terra era uma grande aventura que envolvia muitas surpresas e frustrações. A expedição de Martim Afonso não foge desse quadro. Sobre ela, pode-se afirmar que:

a) foi uma iniciativa independente da Metrópole, sem ajuda de particulares, visando expulsar os rivais estrangeiros.
b) deu início ao bem sucedido sistema de capitanias hereditárias, centralizando a administração e descobrindo as minas de ouro do Sudeste.
c) introduziu o sistema de “plantation” na colônia, com a importação de escravos e o comércio com a Holanda e com a Espanha.
d) se preocupou apenas com a lavoura açucareira em São Vicente, não se interessando com a descoberta do ouro no Oeste de Minas.
e) foi importante para começar a fixar as bases da colonização, embora não tenha concretizado alguns objetivos planejados.

02. No século XVI, o alemão Hans Staden, durante vários meses prisioneiro dos tupinambás (uma das tribos do grupo tupi), comenta: [...] quando querem construir suas choças, reúne o chefe um grupo de cerca de quarenta homens e mulheres, quantos pode conseguir, sendo usualmente seus amigos e parentes que edificam uma cabana. STADEN, Hans. Duas viagens ao Brasil. Belo Horizonte: Itatiaia, 1974. p. 155.

Esse comentário ilustra o fato de que, na sociedade tribal, à época da chegada dos europeus à América:

a) o acúmulo de excedentes econômicos era mínimo, e, por conseguinte, as trocas de produtos entre as tribos ocorriam raramente e em escala reduzida.
b) a cooperação entre vizinhos do mesmo grupo, ou até mesmo de outros grupos locais, constituía um dos pilares da sua organização social.
c) a distribuição de bens e serviços, nas sociedades indígenas, era determinada por uma série de regras semelhantes às existentes numa economia de mercado.
d) o acesso à propriedade da terra era reservado ao chefe tribal e a sua família, devendo o restante dos membros ceder a força de trabalho para o cultivo.


03. Assinale a alternativa correta no que se refere aos primeiros 30 anos da colonização do Brasil pelos portugueses (1500 - 1530):

a) criação de unidades produtoras de agro manufaturados como o açúcar, utilização do trabalho escravo africano.
b) fundação de feitorias, extrativismo vegetal e escambo.
c) pecuária extensiva, criação das capitanias hereditárias.
d) criação do governo-geral, intensificação da atividade mineradora de metais preciosos.
e) delegação aos jesuítas da tarefa de catequização indígena, exploração das riquezas da floresta amazônica.

04. Em 1991, a UNESCO reconheceu o Parque Nacional da Serra da Capivara como Patrimônio Cultural da Humanidade. Assinale a alternativa correta sobre esse parque e as pesquisas ali realizadas.

a) Os vestígios encontrados no Parque reforçam as teorias mais aceitas a respeito do povoamento do continente americano.
b) As pesquisas conduzidas pela arqueóloga Niède Guidon indicam a presença do homem no continente americano há pelo menos 48 mil anos.
c) As dificuldades no conhecimento do cotidiano dos homens pré-históricos que ali viveram relacionam-se à ausência de registros como pinturas e gravuras.
d) Os sítios arqueológicos ali existentes revelam o nomadismo do homem pré-histórico das Américas e o seu desconhecimento da agricultura, das técnicas de caça e do fogo.
e) A descoberta de vestígios ósseos humanos de mais de 100.000 anos, no Parque, tornam inquestionáveis as teorias que defendem que o povoamento da América começou no atual Piauí.

05. “Quando vocês falam que foram mortos aproximadamente seis milhões de pessoas nos campos de concentração, das quais grande parte se sabe o nome e o dia da morte, nós, indígenas, lembramos os quase seis milhões de irmãos nossos exterminados sem que se tenha, na maioria dos casos, qualquer informação sobre esses massacres. Foi um extermínio silencioso e contínuo, que continua até hoje”. (Nailton Pataxó, numa visita a um campo de concentração nazista na Alemanha em 2000).

Considerando esse posicionamento sobre a população indígena ocupante do atual território brasileiro desde, pelo menos, 12.000 anos atrás, é possível afirmar que:

I. dezenas de milhares de pessoas morreram em conseqüência do contato direto e indireto com os europeus e as doenças por eles trazidas, a ponto de podermos falar na existência de um verdadeiro genocídio.

II. as sociedades indígenas, especialmente as que habitaram os espaços de floresta, eram igualitárias e pacíficas. Tais atributos eram indispensáveis, pois sem cooperação e com o baixo nível tecnológico que caracterizava essas populações, não seria possível sobreviver nesses ambientes agressivos.

III.o espaço ocupado pelo atual território brasileiro possuiu, e ainda possui, uma imensa diversidade étnica. Esta diversidade refletiu-se, na época da pré-conquista, numa grande variedade de formas de organização social, que vem sendo conhecida através dos estudos arqueológicos.

Estão corretas as afirmativas:

a) II e III.
b) I e II.
c) I e III.
d) I, II e III.
e) nenhuma.


06. Na conquista e ocupação das terras brasileiras, o estabelecimento de feitorias constituiu:

a) limites geográficos das capitanias hereditárias.
b) entrepostos de trocas feitos pelos primeiros invasores, na primeira metade do século XV.
c) necessidades policiadoras da metrópole na exploração do pau-brasil.
d) primeiras grandes fazendas de cultivo da canade- açúcar.
e) regiões delimitadoras no sertão, para pesquisa aurífera.


07. (...) Pré-História do Brasil compreende a existência de uma crescente variedade lingüística, cultural e étnica, que acompanhou o crescimento demográfico das primeiras levas constituídas por poucas pessoas (...) que chegaram à região até alcançar muitos milhões de habitantes na época da chegada da frota de Cabral. (...) não houve apenas um processo histórico, mas numerosos, distintos entre si, com múltiplas continuidades e descontinuidades, tantas quanto as etnias que se formaram constituindo ao longo dos últimos 30, 40, 50, 60 ou 70 mil longos anos de ocupação humana das Américas. (Pedro Paulo Funari e Francisco Silva Noeli. Pré-História do Brasil, 2002.)

Considerando o texto, é correto afirmar que

a) as populações indígenas brasileiras são de origem histórica diversa e, da perspectiva lingüística, étnica e cultural, se constituíram como sociedades distintas.
b) uma única leva imigratória humana chegou à América há 70 mil anos e dela descendem as populações indígenas brasileiras atuais.
c) a concepção dos autores em relação à Pré-História do Brasil sustenta-se na idéia da construção de uma experiência evolutiva e linear.
d) os autores descrevem o processo histórico das populações indígenas brasileiras como uma trajetória fundada na idéia de crescente progresso cultural.
e) na época de Cabral, as populações indígenas brasileiras eram numerosas e estavam em um estágio evolutivo igual ao da Pré-História européia.


08. Quando do descobrimento do Brasil, sociedades já estavam radicadas há milhares de anos nas terras que formaram a América Portuguesa. Referente a estas populações indígenas é correto afirmar que

a) a religiosidade era monoteísta.
b) a organização social era de bandos e tribos e a produção era de subsistência.
c) as relações econômicas eram voltadas ao mercado.
d) as populações viviam em cidades.
e) a agricultura era desconhecida.


09.Quanto às colonizações espanhola e portuguesa nas Américas, entre os séculos XVI e XIX, pode-se destacar

a) o emprego de regimes de trabalho obrigatório, ainda que na América Portuguesa tenha predominado a escravidão do negro e na América Hispânica, a exploração do trabalho indígena.
b) a completa unidade territorial e o controle rígido pelas metrópoles, ainda que na América Portuguesa o regime administrativo tenha sido o de capitanias e na América Hispânica, o de vice-reinado.
c) o prevalecimento da monocultura e do extrativismo, ainda que na América Hispânica o usufruto dos bens produzidos fosse exclusivamente da Coroa espanhola e na América Portuguesa, dos colonos.
d) a interiorização da ocupação, ainda que na América Portuguesa tenha sido rápida e em acordo com as definições de Tordesilhas e na América Hispânica, lenta e desrespeitosa ao tratado.
e) o esforço de integração das economias coloniais ao comércio internacional, ainda que na América Hispânica a produção fosse voltada ao mercado norte-americano e na América Portuguesa, ao inglês.


10. Leia os textos:

Agora chega à Espanha este grande tesouro das Índias, ordenando Deus que uns reinos sirvam a outros, enviem sua riqueza e participem de seu governo, para o bem de uns e outros (...). Há, pois, nas Índias Ocidentais grande quantidade de minas (...) de todos os metais: cobre, ferro, chumbo, estanho, mercúrio, ouro e prata. Entre as diversas regiões das Índias, são os reinos do Peru os mais abundantes em metais (...); existem em tamanha quantidade que cada dia se descobrem novas minas (...). (Joseph de Acosta, Historia Natural y Moral de las Índias, 1590)

Pois o Brasil, e não todo ele, senão três capitanias, que são a de Pernambuco, a de Tamaracá e da Paraíba, (...) e somente neste espaço de terra, sem adjutório de nação estrangeira, em de outra parte, lavram e tiram os portugueses das entranhas delas, à custa de seu trabalho e indústria, tanto açúcar que basta para carregar, todos os anos, cento e trinta ou cento e quarenta naus, de que muitas delas são de grandíssimo porte, sem Sua Majestade gastar (...) um só vintém (...). (Ambrósio Fernandes Brandão, Diálogo das Grandezas do Brasil, 1618)

A partir dos textos e de seus conhecimentos sobre o início dos sistemas de colonização da América pela Espanha e por Portugal, é correto afirmar que

a) enquanto a abundância de prata e ouro garantiu o progresso da manufatura na Espanha, Portugal perdeu os lucros do açúcar para a Holanda.
b) ambos implementaram o regime de porto único e de exclusivo comercial, visando à apropriação das riquezas naturais das colônias.
c) enquanto os espanhóis desenvolveram a exploração de metais, os portugueses concentraram-se na produção de açúcar.
d) ambos se basearam nos princípios mercantilistas, embora a Espanha desenvolvesse a agricultura e Portugal, o metalismo.
e) enquanto a Espanha explorou a mão-de-obra escrava africana nas minas, Portugal utilizou o trabalho compulsório dos índios.

11. Antes de ser colonizado pelos portugueses, o território brasileiro era ocupado por nativos de diversas tribos. Analise as seguintes afirmativas colocando (V) nas afirmativas verdadeiras e (F) nas alternativas falsas:

( ) Os Índios Tabajaras ocupavam dois territórios distintos na costa brasileira, indo do litoral norte do Espírito Santo até as margens do Rio Paraíba do Sul. Foram extintos sem nunca terem se aliado aos conquistadores.
( ) Os Tupiniquins ocupavam o litoral paulista entre Santos e Bertioga e o Sul da Bahia. Foram estes os primeiros povos a serem vistos pela esquadra de Cabral.
( ) Os Goitacazes, grupo não tupi, aterrorizavam os portugueses por praticarem o canibalismo. Por causa dessa prática eram conhecidos como os nativos mais selvagens e cruéis do Brasil.
( ) Os Potiguares, que ocupavam o litoral do Rio Grande do Norte até a atual cidade de João Pessoa na Paraíba, ficaram conhecidos como aliados dos portugueses na luta contra os Tabajaras.

Assinale a alternativa correta:

a) FFVV
b) VVVV
c) VVFF
d) FVFV
e) FVVF
 ############################################################################################################


0 comentários: