sábado, abril 21, 2012

Exercício de História - Idade Moderna.

01. O Iluminismo do século XVIII abrigava, dentre seus valores, o racionalismo. Tal perspectiva confrontava-se com as visões religiosas do século anterior. Esse confronto anunciava que o homem das luzes encarava de frente o mundo e tudo nele contido: o Homem e a Natureza. O iluminismo era claro, com relação ao homem: um indivíduo capaz de realizar intervenções e mudanças na natureza para que essa lhe proporcionasse conforto e prazer. Seguindo esse raciocínio, pode-se dizer que, para o Homem das Luzes, a Natureza era:

a) misteriosa e incalculável, sendo a base da religiosidade do período, o lugar onde os homens reconheciam a presença física de Deus e sua obra de criação;
b) infinita e inesgotável, constituindo-se um campo privilegiado da ação do homem, dando em troca condição de sobrevivência, principalmente no que se refere ao seu sustento econômico;
c) apenas reflexo do desenvolvimento da capacidade artística do homem, pois ajudava-o a criar a ideia de um progresso ilimitado relacionado à indústria;
d) um laboratório para os experimentos humanos, pois era reconhecida pelo homem como a base do progresso e entendimento do mundo; daí a fisiocracia ser a principal representante da industrialização iluminista;
e) a base do progresso material e técnico, fundamento das fábricas, sem a qual as indústrias não teriam condições de desenvolver a ideia de mercado.

02. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, uma realização de Napoleão Bonaparte, que representou uma consolidação das ideias da Revolução Francesa.

a) O impedimento do retorno do uso de títulos de nobreza, reivindicado pelos seus generais e ela burguesia francesa que desejava tornar-se a nova elite do país.
b) A criação do Código Civil, inspirado no direito romano e nas leis do período revolucionário, que, na sua essência, vigora até hoje na França.
c) A abolição da escravidão nas colônias francesas, reafirmando o princípio da liberdade presente na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.
d) A realização de uma reforma agrária, prometida, mas não efetivada, pelos jacobinos, o que garantiu a popularidade de Napoleão entre os camponeses.
e) A criação da Constituição Civil do Clero, que proibiu toda forma de culto religioso no território francês.

03. No século XVIII, surgiu na Europa um movimento em defesa dos direitos naturais e da liberdade, bem como de combate ao absolutismo. Com a atuação de fisiocratas ingleses liberais, as doutrinas dessa nova política foram difundidas na sociedade. Sobre esse movimento ocorrido na história da Europa, é correto afirmar que

a) tinha, como um de seus princípios, a lei da oferta e da procura, demonstrando um maior desenvolvimento do sistema de produção ao iniciar uma racionalização do trabalho, o que permitia o aumento dos lucros.
b) Teve, como um dos seus principais expoentes, o fisiocrata Maquiavel, que ficou conhecido por incentivar a distribuição equilibrada de todos os lucros provenientes do comércio liberal.
c) expressou-se principalmente nas revoltas trabalhistas, nas quais os operários reivindicavam menores jornadas de trabalho e salários mais representativos.
d) mesmo com a lei da oferta e da procura, o movimento demonstrou acentuada expansão no sistema de repressão do comércio entre a Europa e suas áreas de influência.
e) sua política tinha, como filosofia central, o apoio aos monarcas que concentravam em suas mãos as decisões econômicas do Estado.


04. Leia a frase a seguir sobre a Revolução Industrial.
“Suas mais sérias consequências foram sociais: a transição da nova economia criou a miséria e o descontentamento, os ingredientes da revolução social”. (Eric J. Hobsbawm. A Era das Revoluções - 1789-1848. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000, p.55)

Assinale a alternativa correta sobre os movimentos de trabalhadores, na Inglaterra, que manifestaram seu descontentamento com os efeitos da revolução industrial no século XIX.

a) O ludismo foi uma organização que visava reunir os trabalhadores em sociedades de socorro mútuo.
b) O socialismo utópico propunha a destruição das máquinas e fábricas e o retorno a uma economia rural.
c) Os niveladores defendiam a instalação de uma república que garantisse a existência de direitos iguais para todos.
d) O cartismo foi um movimento importante na década de 1830 e reivindicava o direito de voto para os trabalhadores.
e) O jacobinismo propunha uma aliança de classes e a colaboração entre o proletariado e a burguesia como forma de solução para os problemas.

05. “Humanismo é uma palavra inventada no século XIX para descrever o programa de estudos, e
seu condicionamento de pensamento e expressão, que era conhecido desde o final do século
XV”.
(John Hale. Dicionário do renascimento italiano. RJ: Zahar, 1988, p. 187).

De acordo com o trecho acima, e através de seus estudos históricos, é correto afirmar que o programa humanista:

a) era encabeçado por reis e papas (os mecenas), os quais auxiliavam, humanitariamente, os artistas do século XIX a compreender as formas artísticas do renascimento.
b) atrelava-se ao modo de pensar renascentista, no qual o homem e a natureza passavam a ser valorizados na construção do conhecimento mundano.
c) era marcado por uma valorização de temas naturalistas, opondo-se aos temas religiosos, e sua ligação e proximidade com a Igreja católica e a protestante do século XIX.
d) constituía-se por uma aproximação com o mundo grego e romano, valorizando o equilíbrio das formas e proporções, num exemplo de arte barroca (humanista) do século XV.


06. “[...] a natureza da economia rural na Grã-Bretanha e suas colônias foi, mais uma vez, transformada muito cedo: a importância da agricultura doméstica tornou-se quase nula [...] - isto numa sociedade que, em toda a longa história das comunidades humanas, já havia se tornado a primeira em que a maioria da população era urbana. Como boa parte dos principais processos de desenvolvimento subseqüente - e mais, o próprio conceito de ‘desenvolvimento’ em todo o mundo - vem se dando nesta direção, a experiência inglesa continua sendo excepcionalmente importante: é não apenas sintomática como também sob certos aspectos reveladora”. MOURA Jr., João - Prefácio IN: WILLIAMS, R. - O Campo e a cidade, na história e na literatura, SP, Cia das Letras, 1989

Conforme o texto houve um aumento da população urbana na Inglaterra. Assinale a alternativa que aponta a principal causa:

a) O processo de cercamento das terras comunais prejudicou a economia doméstica da população pobre da zona rural provocando um êxodo para as regiões urbanas, onde se iniciava a industrialização.
b) O processo de cercamento do domínio servil prejudicou a economia industrial da população pobre da zona rural provocando um êxodo para as regiões urbanas, onde se iniciava a industrialização.
c) O processo de abertura das terras comunais ao plantio, pela população pobre da zona rural provocou uma disputa por essas terras, causando o êxodo para as regiões urbanas, onde se iniciava a industrialização.
d) A economia doméstica da população pobre da zona rural estava em decadência devido à peste negra, no século XVIII, provocando um êxodo para as regiões urbanas, onde se iniciava a industrialização.
e) O processo de cercamento das terras comunais prejudicou a economia doméstica da população pobre da zona rural provocando um êxodo para as regiões urbanas, onde se iniciava a instituicionalização do socialismo.

07. As mudanças trazidas com a modernidade contribuíram para abrir novas perspectivas na gestão da economia e da política. No século XVIII, o pensamento de Adam Smith, já envolvido com o capitalismo, defendia:

a) um rompimento com os fisiocratas e a volta ao controle do Estado sobre a economia.
b) o fim do mercantilismo e o trabalho como a grande fonte de produção da riqueza social.
c) a divisão do trabalho, como aspecto importante para o crescimento da economia.
d) práticas econômicas que ajudassem o desenvolvimento da livre concorrência no capitalismo.
e) uma política que retomasse as práticas cooperativas, próximas do socialismo de Fourier.

08. Muitos pensadores renascentistas formularam princípios que combatiam o autoritarismo político e viam a possibilidade de se construir uma sociedade mais justa e tolerante. Outros, como Maquiavel, inspiraram o absolutismo. Este pensador:

a) destacava que o conflito de interesses marca a sociedade humana, defendendo, assim, a centralização política.
b) apesar do seu pessimismo, defendia princípios democráticos e a ética na política.
c) tinha ideias parecidas com as de Erasmo, autor do Elogio da Loucura.
d) estabeleceu uma forte relação com o pensamento político de Aristóteles.
e) firmou-se como um dos principais pensadores utopistas da época renascentista.
09. Nicolau Maquiavel (1469-1527) escreveu em O Príncipe:

E como disse ter sido necessário, para que conhecesse a virtude de Moisés, que o povo de Israel estivesse escravizado no Egito; [...] - assim, presentemente, querendo-se conhecer o valor de um príncipe italiano, seria necessário que a Itália chegasse ao ponto em que se encontra agora. Que estivesse mais escravizada do que os hebreus, mais oprimida do que os persas, mais desunida que os atenienses, sem chefe, sem ordem, batida, espoliada, lacerada, invadida, e que houvesse, enfim, suportado toda sorte de calamidades. [...] Assim, tendo ficado como sem vida, espera a Itália aquele que lhe possa curar as feridas e ponha fim ao saque da Lombardia, aos tributos do reino de Nápoles e da Toscana, e que cure as suas chagas já há muito apodrecidas.[...] Vê-se, ainda, que se acha pronta e disposta a seguir uma bandeira, uma vez que haja quem a levante. MAQUIAVEL, Nicolau. O Príncipe. São Paulo: Nova Cultural, 1991. p. 107-108.

Considerando o fragmento acima e o momento histórico dessa obra, é possível afirmar que Maquiavel:

a) defendeu que, ao príncipe, seria mais seguro ser amado do que temido pelos seus súditos, concordando com a concepção tomista, que influenciava o pensamento renascentista.
b) expressou revolta com a situação então vivenciada pela Itália, dividida em repúblicas rivais, sugerindo como solução construir uma grandiosa nação em torno de um príncipe.
c) forneceu elementos teóricos para que príncipes autoritários de diversas regiões da Itália sufocassem as liberdades individuais e combatessem o poderio que a Igreja Católica havia adquirido.
d) mostrou que o homem deixaria de ser o lobo do homem quando surgisse um príncipe capaz de impor um contrato social em que os indivíduos abdicassem de direitos em favor do Estado.

10. Considerando-se o papel e a importância do Mercantilismo, é INCORRETO afirmar que

a) essa doutrina tinha como fundamento básico a convicção de que o Estado deveria interferir nos processos econômicos.
b) as políticas fundamentadas nessa doutrina abarcavam as relações entre os países da Europa Ocidental e, também, os laços entre estes e suas colônias.
c) o principal aspecto dessa doutrina era a adoção de ações planejadas para fomentar a industrialização da economia.
d) essa doutrina consistia num conjunto de pressupostos e crenças econômicas vigentes no período de formação e apogeu dos Estados modernos.

11. As grandes navegações, empreendidas pelos portugueses, são consideradas como o primeiro processo humano de dimensões planetárias. Sobre essa atividade é correto afirmar:

a) Até o final do século XIV, os portugueses eram simples pescadores e sobre a influência dos Holandeses e Espanhóis partiram para a dominação do novo mundo no século XVI.
b) Em 1487, Bartolomeu Dias atingiu o limite da África, dobrando o Cabo das Tormentas que passou a ser chamado de Cabo da Boa Esperança.
c) O Infante D. Henrique, ao assumir o trono português desmantelou a marinha real diminuindo, com isso, as expedições de conquista.
d) Embora fosse objetivo dos Portugueses chegar ao Oriente, essa meta nunca foi alcançada.
e) Mesmo sendo a capital do País, a cidade de Lisboa nunca conseguiu destaque nacional sendo sempre superada em efervescência e importância pela cidade de Coimbra.


12. Diversas mudanças acontecidas entre os séculos XV e XVI, na Europa, estimularam uma forte expansão marítima e comercial. Iniciou-se, portanto, a época das grandes navegações. Sobre isto, assinale a única alternativa incorreta:

a) Mesmo suspeitando da existência de terras no Atlântico sul-Ocidental, Portugal insistiu, através da expedição de Pedro Álvares Cabral, em contornar a África rumo ao oriente, pois o comércio das especiarias era muito atraente para ser negligenciado.
b) À época das grandes navegações, a vida cultural das cidades europeias incrementou-se. O surgimento de universidades e a efervescência intelectual, científica e artística inspirada pela cultura da antiguidade clássica e pelo Renascimento tiveram papel essencial neste processo.
c) Para a burguesia e para boa parte da nobreza, a expansão marítima era antes de tudo uma necessidade econômica. Coube aos espanhóis e portugueses retomar um processo, iniciado timidamente no século XIII, em busca de especiarias e fabulosas riquezas.
d) Além das razões de ordem material, outro grande motivo que contribuiu para que os portugueses e espanhóis se lançassem nas aventuras ultramarinas foi a crença de que era preciso difundir com urgência a fé católica entre os povos não cristianizados.
e) A ascendente burguesia européia posicionou-se contrária ao processo de expansão marítima e comercial, pois via nele a possibilidade de a nobreza feudal manter e até expandir o seu poder econômico e político sobre toda a Europa.

13. Sobre a Expansão Marítima Européia, analise as afirmativas abaixo.

1) Para a realização da grande aventura marítima, foram fundamentais as descobertas técnicas da época, não tendo influência a experiência do navegador.

2) A busca de riqueza foi importante para o envolvimento das pessoas com a navegação e para a valorização de novos produtos comerciais.

3) O descobrimento do Brasil foi resultado de uma estratégia do grande navegador Vasco da Gama com a ajuda de Pedro Álvares Cabral.

4) A Expansão Marítima trouxe grandes renovações para a cultura da época e teve, portanto, claras ligações com as mudanças históricas que levaram à construção dos tempos modernos.

5) A importância das viagens de Colombo se restringe aos parâmetros de uma aventura heroica de um grande e idealista navegador.

Estão corretas apenas:
a) 1, 2 e 5
b) 3 e 4
c) 1, 3 e 5
d) 2 e 4
e) 1, 2, 4 e 5


14. Leia o que registrou em seu diário um mercador veneziano em princípios do século XVI.

E aproximava-se o tempo da chegada das notícias de Portugal sobre a vinda das suas caravelas, e esperava-se essa notícia com muito medo e apreensão; e por causa disso não havia transações, nem de um ducado (...) Na feira alemã de Veneza não há muitos negócios. E isto porque os alemães não querem comprar pelos altos preços correntes, e os mercadores venezianos não querem baixar os preços, vista a pequeníssima quantidade de especiarias que se encontram em Veneza.(...) Os alemães não compram imediatamente aquilo que necessitam, pois não sabem o que as caravelas portuguesas podem trazer de especiarias. (Gustavo de Freitas. 900 textos e documentos de História. Lisboa: Plátano, s/d. p.106)

Com a descoberta do caminho marítimo para as Índias, em 1498,

a) houve fortalecimento da nobreza feudal portuguesa, a crescente valorização dos salários e a escassez de moedas.
b) a rota para a obtenção das especiarias se alterou substancialmente com a emergência dos venezianos no controle do comércio oriental.
c) o eixo econômico deslocou-se do Mediterrâneo para o Atlântico com o impedimento dos turcos otomanos que defendiam uma economia agrícola.
d) Lisboa tornou-se centro comercial das especiarias em detrimento das cidades italianas que perderam o monopólio do comércio com o Oriente.
e) Portugal tornou-se o centro de convergência dos metais hispano-americanos o que tornou o comércio das especiarias ultrapassado

15. Nos primórdios da modernidade, os conquista¬dores, missionários e comerciantes europeus ocidentais trouxeram ao conhecimento do Velho Mundo a existência de vastos territórios inexplorados, inaugurando uma nova era de abertura e unificação de mercados. Entre outras razões dessa expansão geográfica, é correto citar:

a) o aumento excessivo da população que começou a se constituir ininterruptamente a partir do século XIV e provocou a busca de novas terras de colonização e exploração.
b) o crescimento da economia nos séculos XIV e XV, que levou os europeus a procurar novos mercados.
c) a expansão dos turcos otomanos, com a tomada de Constantinopla, o que bloqueou a passagem terrestre da Europa para o Oriente.
d) o teocentrismo e a escolástica, que estimulavam os homens em sua curiosidade por novas culturas e novas religiões.
e) a pretensão dos europeus de exercer o controle comercial e militar no Mediterrâneo.
################################################################################################################













01. O Iluminismo do século XVIII abrigava, dentre seus valores, o racionalismo. Tal perspectiva confrontava-se com as visões religiosas do século anterior. Esse confronto anunciava que o homem das luzes encarava de frente o mundo e tudo nele contido: o Homem e a Natureza. O iluminismo era claro, com relação ao homem: um indivíduo capaz de realizar intervenções e mudanças na natureza para que essa lhe proporcionasse conforto e prazer. Seguindo esse raciocínio, pode-se dizer que, para o Homem das Luzes, a Natureza era:

a) misteriosa e incalculável, sendo a base da religiosidade do período, o lugar onde os homens reconheciam a presença física de Deus e sua obra de criação;
b) infinita e inesgotável, constituindo-se um campo privilegiado da ação do homem, dando em troca condição de sobrevivência, principalmente no que se refere ao seu sustento econômico;
c) apenas reflexo do desenvolvimento da capacidade artística do homem, pois ajudava-o a criar a ideia de um progresso ilimitado relacionado à indústria;
d) um laboratório para os experimentos humanos, pois era reconhecida pelo homem como a base do progresso e entendimento do mundo; daí a fisiocracia ser a principal representante da industrialização iluminista;
e) a base do progresso material e técnico, fundamento das fábricas, sem a qual as indústrias não teriam condições de desenvolver a ideia de mercado.

02. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, uma realização de Napoleão Bonaparte, que representou uma consolidação das ideias da Revolução Francesa.

a) O impedimento do retorno do uso de títulos de nobreza, reivindicado pelos seus generais e ela burguesia francesa que desejava tornar-se a nova elite do país.
b) A criação do Código Civil, inspirado no direito romano e nas leis do período revolucionário, que, na sua essência, vigora até hoje na França.
c) A abolição da escravidão nas colônias francesas, reafirmando o princípio da liberdade presente na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.
d) A realização de uma reforma agrária, prometida, mas não efetivada, pelos jacobinos, o que garantiu a popularidade de Napoleão entre os camponeses.
e) A criação da Constituição Civil do Clero, que proibiu toda forma de culto religioso no território francês.

03. No século XVIII, surgiu na Europa um movimento em defesa dos direitos naturais e da liberdade, bem como de combate ao absolutismo. Com a atuação de fisiocratas ingleses liberais, as doutrinas dessa nova política foram difundidas na sociedade. Sobre esse movimento ocorrido na história da Europa, é correto afirmar que

a) tinha, como um de seus princípios, a lei da oferta e da procura, demonstrando um maior desenvolvimento do sistema de produção ao iniciar uma racionalização do trabalho, o que permitia o aumento dos lucros.
b) Teve, como um dos seus principais expoentes, o fisiocrata Maquiavel, que ficou conhecido por incentivar a distribuição equilibrada de todos os lucros provenientes do comércio liberal.
c) expressou-se principalmente nas revoltas trabalhistas, nas quais os operários reivindicavam menores jornadas de trabalho e salários mais representativos.
d) mesmo com a lei da oferta e da procura, o movimento demonstrou acentuada expansão no sistema de repressão do comércio entre a Europa e suas áreas de influência.
e) sua política tinha, como filosofia central, o apoio aos monarcas que concentravam em suas mãos as decisões econômicas do Estado.


04. Leia a frase a seguir sobre a Revolução Industrial.
“Suas mais sérias consequências foram sociais: a transição da nova economia criou a miséria e o descontentamento, os ingredientes da revolução social”. (Eric J. Hobsbawm. A Era das Revoluções - 1789-1848. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000, p.55)

Assinale a alternativa correta sobre os movimentos de trabalhadores, na Inglaterra, que manifestaram seu descontentamento com os efeitos da revolução industrial no século XIX.

a) O ludismo foi uma organização que visava reunir os trabalhadores em sociedades de socorro mútuo.
b) O socialismo utópico propunha a destruição das máquinas e fábricas e o retorno a uma economia rural.
c) Os niveladores defendiam a instalação de uma república que garantisse a existência de direitos iguais para todos.
d) O cartismo foi um movimento importante na década de 1830 e reivindicava o direito de voto para os trabalhadores.
e) O jacobinismo propunha uma aliança de classes e a colaboração entre o proletariado e a burguesia como forma de solução para os problemas.

05. “Humanismo é uma palavra inventada no século XIX para descrever o programa de estudos, e
seu condicionamento de pensamento e expressão, que era conhecido desde o final do século
XV”.
(John Hale. Dicionário do renascimento italiano. RJ: Zahar, 1988, p. 187).

De acordo com o trecho acima, e através de seus estudos históricos, é correto afirmar que o programa humanista:

a) era encabeçado por reis e papas (os mecenas), os quais auxiliavam, humanitariamente, os artistas do século XIX a compreender as formas artísticas do renascimento.
b) atrelava-se ao modo de pensar renascentista, no qual o homem e a natureza passavam a ser valorizados na construção do conhecimento mundano.
c) era marcado por uma valorização de temas naturalistas, opondo-se aos temas religiosos, e sua ligação e proximidade com a Igreja católica e a protestante do século XIX.
d) constituía-se por uma aproximação com o mundo grego e romano, valorizando o equilíbrio das formas e proporções, num exemplo de arte barroca (humanista) do século XV.


06. “[...] a natureza da economia rural na Grã-Bretanha e suas colônias foi, mais uma vez, transformada muito cedo: a importância da agricultura doméstica tornou-se quase nula [...] - isto numa sociedade que, em toda a longa história das comunidades humanas, já havia se tornado a primeira em que a maioria da população era urbana. Como boa parte dos principais processos de desenvolvimento subseqüente - e mais, o próprio conceito de ‘desenvolvimento’ em todo o mundo - vem se dando nesta direção, a experiência inglesa continua sendo excepcionalmente importante: é não apenas sintomática como também sob certos aspectos reveladora”. MOURA Jr., João - Prefácio IN: WILLIAMS, R. - O Campo e a cidade, na história e na literatura, SP, Cia das Letras, 1989

Conforme o texto houve um aumento da população urbana na Inglaterra. Assinale a alternativa que aponta a principal causa:

a) O processo de cercamento das terras comunais prejudicou a economia doméstica da população pobre da zona rural provocando um êxodo para as regiões urbanas, onde se iniciava a industrialização.
b) O processo de cercamento do domínio servil prejudicou a economia industrial da população pobre da zona rural provocando um êxodo para as regiões urbanas, onde se iniciava a industrialização.
c) O processo de abertura das terras comunais ao plantio, pela população pobre da zona rural provocou uma disputa por essas terras, causando o êxodo para as regiões urbanas, onde se iniciava a industrialização.
d) A economia doméstica da população pobre da zona rural estava em decadência devido à peste negra, no século XVIII, provocando um êxodo para as regiões urbanas, onde se iniciava a industrialização.
e) O processo de cercamento das terras comunais prejudicou a economia doméstica da população pobre da zona rural provocando um êxodo para as regiões urbanas, onde se iniciava a instituicionalização do socialismo.

07. As mudanças trazidas com a modernidade contribuíram para abrir novas perspectivas na gestão da economia e da política. No século XVIII, o pensamento de Adam Smith, já envolvido com o capitalismo, defendia:

a) um rompimento com os fisiocratas e a volta ao controle do Estado sobre a economia.
b) o fim do mercantilismo e o trabalho como a grande fonte de produção da riqueza social.
c) a divisão do trabalho, como aspecto importante para o crescimento da economia.
d) práticas econômicas que ajudassem o desenvolvimento da livre concorrência no capitalismo.
e) uma política que retomasse as práticas cooperativas, próximas do socialismo de Fourier.

08. Muitos pensadores renascentistas formularam princípios que combatiam o autoritarismo político e viam a possibilidade de se construir uma sociedade mais justa e tolerante. Outros, como Maquiavel, inspiraram o absolutismo. Este pensador:

a) destacava que o conflito de interesses marca a sociedade humana, defendendo, assim, a centralização política.
b) apesar do seu pessimismo, defendia princípios democráticos e a ética na política.
c) tinha ideias parecidas com as de Erasmo, autor do Elogio da Loucura.
d) estabeleceu uma forte relação com o pensamento político de Aristóteles.
e) firmou-se como um dos principais pensadores utopistas da época renascentista.
09. Nicolau Maquiavel (1469-1527) escreveu em O Príncipe:

E como disse ter sido necessário, para que conhecesse a virtude de Moisés, que o povo de Israel estivesse escravizado no Egito; [...] - assim, presentemente, querendo-se conhecer o valor de um príncipe italiano, seria necessário que a Itália chegasse ao ponto em que se encontra agora. Que estivesse mais escravizada do que os hebreus, mais oprimida do que os persas, mais desunida que os atenienses, sem chefe, sem ordem, batida, espoliada, lacerada, invadida, e que houvesse, enfim, suportado toda sorte de calamidades. [...] Assim, tendo ficado como sem vida, espera a Itália aquele que lhe possa curar as feridas e ponha fim ao saque da Lombardia, aos tributos do reino de Nápoles e da Toscana, e que cure as suas chagas já há muito apodrecidas.[...] Vê-se, ainda, que se acha pronta e disposta a seguir uma bandeira, uma vez que haja quem a levante. MAQUIAVEL, Nicolau. O Príncipe. São Paulo: Nova Cultural, 1991. p. 107-108.

Considerando o fragmento acima e o momento histórico dessa obra, é possível afirmar que Maquiavel:

a) defendeu que, ao príncipe, seria mais seguro ser amado do que temido pelos seus súditos, concordando com a concepção tomista, que influenciava o pensamento renascentista.
b) expressou revolta com a situação então vivenciada pela Itália, dividida em repúblicas rivais, sugerindo como solução construir uma grandiosa nação em torno de um príncipe.
c) forneceu elementos teóricos para que príncipes autoritários de diversas regiões da Itália sufocassem as liberdades individuais e combatessem o poderio que a Igreja Católica havia adquirido.
d) mostrou que o homem deixaria de ser o lobo do homem quando surgisse um príncipe capaz de impor um contrato social em que os indivíduos abdicassem de direitos em favor do Estado.

10. Considerando-se o papel e a importância do Mercantilismo, é INCORRETO afirmar que

a) essa doutrina tinha como fundamento básico a convicção de que o Estado deveria interferir nos processos econômicos.
b) as políticas fundamentadas nessa doutrina abarcavam as relações entre os países da Europa Ocidental e, também, os laços entre estes e suas colônias.
c) o principal aspecto dessa doutrina era a adoção de ações planejadas para fomentar a industrialização da economia.
d) essa doutrina consistia num conjunto de pressupostos e crenças econômicas vigentes no período de formação e apogeu dos Estados modernos.

11. As grandes navegações, empreendidas pelos portugueses, são consideradas como o primeiro processo humano de dimensões planetárias. Sobre essa atividade é correto afirmar:

a) Até o final do século XIV, os portugueses eram simples pescadores e sobre a influência dos Holandeses e Espanhóis partiram para a dominação do novo mundo no século XVI.
b) Em 1487, Bartolomeu Dias atingiu o limite da África, dobrando o Cabo das Tormentas que passou a ser chamado de Cabo da Boa Esperança.
c) O Infante D. Henrique, ao assumir o trono português desmantelou a marinha real diminuindo, com isso, as expedições de conquista.
d) Embora fosse objetivo dos Portugueses chegar ao Oriente, essa meta nunca foi alcançada.
e) Mesmo sendo a capital do País, a cidade de Lisboa nunca conseguiu destaque nacional sendo sempre superada em efervescência e importância pela cidade de Coimbra.


12. Diversas mudanças acontecidas entre os séculos XV e XVI, na Europa, estimularam uma forte expansão marítima e comercial. Iniciou-se, portanto, a época das grandes navegações. Sobre isto, assinale a única alternativa incorreta:

a) Mesmo suspeitando da existência de terras no Atlântico sul-Ocidental, Portugal insistiu, através da expedição de Pedro Álvares Cabral, em contornar a África rumo ao oriente, pois o comércio das especiarias era muito atraente para ser negligenciado.
b) À época das grandes navegações, a vida cultural das cidades europeias incrementou-se. O surgimento de universidades e a efervescência intelectual, científica e artística inspirada pela cultura da antiguidade clássica e pelo Renascimento tiveram papel essencial neste processo.
c) Para a burguesia e para boa parte da nobreza, a expansão marítima era antes de tudo uma necessidade econômica. Coube aos espanhóis e portugueses retomar um processo, iniciado timidamente no século XIII, em busca de especiarias e fabulosas riquezas.
d) Além das razões de ordem material, outro grande motivo que contribuiu para que os portugueses e espanhóis se lançassem nas aventuras ultramarinas foi a crença de que era preciso difundir com urgência a fé católica entre os povos não cristianizados.
e) A ascendente burguesia européia posicionou-se contrária ao processo de expansão marítima e comercial, pois via nele a possibilidade de a nobreza feudal manter e até expandir o seu poder econômico e político sobre toda a Europa.

13. Sobre a Expansão Marítima Européia, analise as afirmativas abaixo.

1) Para a realização da grande aventura marítima, foram fundamentais as descobertas técnicas da época, não tendo influência a experiência do navegador.

2) A busca de riqueza foi importante para o envolvimento das pessoas com a navegação e para a valorização de novos produtos comerciais.

3) O descobrimento do Brasil foi resultado de uma estratégia do grande navegador Vasco da Gama com a ajuda de Pedro Álvares Cabral.

4) A Expansão Marítima trouxe grandes renovações para a cultura da época e teve, portanto, claras ligações com as mudanças históricas que levaram à construção dos tempos modernos.

5) A importância das viagens de Colombo se restringe aos parâmetros de uma aventura heroica de um grande e idealista navegador.

Estão corretas apenas:
a) 1, 2 e 5
b) 3 e 4
c) 1, 3 e 5
d) 2 e 4
e) 1, 2, 4 e 5


14. Leia o que registrou em seu diário um mercador veneziano em princípios do século XVI.

E aproximava-se o tempo da chegada das notícias de Portugal sobre a vinda das suas caravelas, e esperava-se essa notícia com muito medo e apreensão; e por causa disso não havia transações, nem de um ducado (...) Na feira alemã de Veneza não há muitos negócios. E isto porque os alemães não querem comprar pelos altos preços correntes, e os mercadores venezianos não querem baixar os preços, vista a pequeníssima quantidade de especiarias que se encontram em Veneza.(...) Os alemães não compram imediatamente aquilo que necessitam, pois não sabem o que as caravelas portuguesas podem trazer de especiarias. (Gustavo de Freitas. 900 textos e documentos de História. Lisboa: Plátano, s/d. p.106)

Com a descoberta do caminho marítimo para as Índias, em 1498,

a) houve fortalecimento da nobreza feudal portuguesa, a crescente valorização dos salários e a escassez de moedas.
b) a rota para a obtenção das especiarias se alterou substancialmente com a emergência dos venezianos no controle do comércio oriental.
c) o eixo econômico deslocou-se do Mediterrâneo para o Atlântico com o impedimento dos turcos otomanos que defendiam uma economia agrícola.
d) Lisboa tornou-se centro comercial das especiarias em detrimento das cidades italianas que perderam o monopólio do comércio com o Oriente.
e) Portugal tornou-se o centro de convergência dos metais hispano-americanos o que tornou o comércio das especiarias ultrapassado

15. Nos primórdios da modernidade, os conquista¬dores, missionários e comerciantes europeus ocidentais trouxeram ao conhecimento do Velho Mundo a existência de vastos territórios inexplorados, inaugurando uma nova era de abertura e unificação de mercados. Entre outras razões dessa expansão geográfica, é correto citar:

a) o aumento excessivo da população que começou a se constituir ininterruptamente a partir do século XIV e provocou a busca de novas terras de colonização e exploração.
b) o crescimento da economia nos séculos XIV e XV, que levou os europeus a procurar novos mercados.
c) a expansão dos turcos otomanos, com a tomada de Constantinopla, o que bloqueou a passagem terrestre da Europa para o Oriente.
d) o teocentrismo e a escolástica, que estimulavam os homens em sua curiosidade por novas culturas e novas religiões.
e) a pretensão dos europeus de exercer o controle comercial e militar no Mediterrâneo.
################################################################################################################













0 comentários: